Começará a ser realizada, no próximo sábado (07), a 1ª Olímpiada de Redação "Augusto dos Anjos" que está sendo promovida pelo cursinho "Revisão para o Vestibular 2011". Em virtude do evento, conversamos com o professor, corretor e elaborador das provas Joagny Augusto Costa Dantas.
Ele afirmou que a 1ª prova começará, pontualmente, às 14:00 e será encerrada às 15:00 h. Na oportunidade, serão entregues aos candidatos 2 propostas de redação que contemplarão 2 gêneros e temas diferentes. O aluno terá que escolher uma proposta, desenvolvê-la e passá-la para a Folha de Redação. Tudo isto num período de 1 h.
"Seremos rigorosos na questão tanto da aplicação, como da correção das provas. Logo, sugerimos aos candidatos que cheguem à sede do Cursinho com antecedência de 10 minutos, a fim de que ele não seja prejudicado no quesito tempo. Caso algum candidato chegue atrasado na realização da Olímpiada, ele só terá disponível o tempo que resta para os demais candidatos normalmente. Além disso, o candidato deverá passar, no mínimo, 30 minutos em sala de aula. Após este período, não será aceita a entrada de candidatos retardatários", afirmou o professor. Quanto à correção, Joagny Augusto afirmou que serão seguidos os mesmos critérios utilizados ao longo do cursinho: coerência e coesão textual (peso 4,0), obediência ao gênero e tema sugeridos (peso 4,0), aspecto visual (peso 1,0) e obediência à norma culta da língua escrita (peso 1,0).
Perguntamos também sobre como se deu a escolha dos gêneros e temas para a 1ª prova e alguma dica sobre a mesma. O elaborador disse que a dica é a que sempre dá: estudem todos os gêneros textuais ensinados em sala de aula. "O fato de ser a 1ª prova não implica dizer que serão gêneros fáceis ou difíceis. Qualquer gênero poderá ser cobrado, inclusive gêneros muito parecidos", deixou escapar o professor. Quanto ao processo de escolha dos gêneros e temas ele falou que se dá da seguinte forma: "Primeiramente, procuramos algum tema relevante que foi notícia neste ano. Geralmente, escolhemos por ordem cronológica, mas isto não é regra. Após escolhermos o tema (no caso da prova, serão 2), damos início a parte de delimitação deste. Nós procuramos definir bem o que queremos na proposta para não deixar algo muito aberto e genérico para nossos candidatos. Logo após, dá-se a parte de escolha do gênero para cada tema. Escolhemos o gênero de acordo com a adequação ao tema. Não adianta cobrarmos um gênero textual no qual o tema não se adequa. Isto afeta a criatividade na hora da elaboração da proposta".
Por fim, procuramos saber o que está permitido e proibido para a realização da Olímpiada. "Diferentemente dos provões, em que as exigências são mais rigorosas, na Olímpiada, seremos um pouco mais abertos. Porém, isto não quer dizer que não haverá esquema de segurança. O candidato poderá entrar na sala de aula portando aparelho celular, porém o mesmo terá que ser desligado no período de realização das provas. Na carteira, só serão aceitos a presença da caneta, das propostas de redação e da Folha de Redação. Além disso, serão aceitos os candidatos retardatários até 30 minutos após o início da prova. Porém, eles não terão tempo adicional", afirmou o professor.
A 1ª Olímpiada de Redação terá início às 14:00 e terminará às 15:00 h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário