Notícias

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O QUE PODE CAIR NA PROVA DE HISTÓRIA DO PSS I DA UFPB?

O Cursinho Revisão para o Vestibular 2011 aproveita este espaço para dar as últimas dicas aos nossos alunos e aos demais interessados acerca do conteúdo que poderá vir a ser trabalhado pela prova de História do PSS I da UFPB.
Após cada tema, o aluno, matriculado ou não no Cursinho, terá a oportunidade de responder uma questão sobre ele. Após isso, o mesmo poderá enviar seu gabarito para o e-mail joagnyaugusto@hotmail.com e, no sábado pela manhã, sairá no nosso blog a sua pontuação de acordo com os critérios da Universidade. Não esqueça de colocar a matéria e a etapa das questões!
Divirta-se e revise!

PSS I

Disciplina: História Geral e do Brasil

Eixo Temático 01: A evolução do estudo da história: escolas, conceitos e críticas.

Pergunta 01: Leia as frases abaixo:
· "O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo." (Mario Quintana).
· "Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem." (Marcel Proust).
Disponível em: . Acesso em: 08 jul.2009.

As frases referem-se ao tempo, um conceito fundamental para a História enquanto conhecimento das experiências humanas. Sobre o conceito de tempo, identifique as alternativas corretas:

I. As lembranças humanas são incompreensíveis, se não forem postas em sequência cronológica.
II. As vivências humanas, em certas culturas, são explicadas pela dinâmica das estações da natureza.
III. A memória de homens e mulheres não segue os mesmos registros do tempo preciso do relógio.
IV. As experiências coletivas constroem um tempo social caracterizado por mudanças e permanências.
V. A percepção do tempo independe das experiências e sentimentos vividos pelo indivíduo.

RESPOSTA: II, III e IV

Pergunta 02: Leia o texto abaixo:
“[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria
vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias
e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.

As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História.
Sobre a concepção marxista de História, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
( ) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
( ) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado
de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
( ) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
( ) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa
concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.

A seqüência correta é:
a) VVFVV c) FVVFV e) FFFVF
b) VFFVF d) FFVFV

RESPOSTA: ALTERNATIVA D

Eixo Temático 02: A Pré-História: Teorias, Formação e Características

Pergunta 03: Os arqueólogos dividem a Pré-História humana em vários períodos, de acordo com as características tecnológicas e com as formas de exploração da natureza. Com relação a um desses períodos, o Paleolítico, é correto afirmar:
a) Os sítios arqueológicos do Paleolítico caracterizam-se pela existência de grandes
casas de madeira, às vezes, acompanhadas de pequenos “altares” de pedra, demonstrando, assim, a presença de um pensamento religioso.
b) Os homens iniciaram a domesticação de cabras e ovelhas, fazendo uso da lã e do leite, e confeccionando roupas de couro para enfrentarem o rigoroso clima glacial.
c) Os homens viviam da caça e da coleta, utilizando instrumentos de pedra lascada,
madeira e osso, vestindo peles de animais nas regiões mais frias, e elaborando belíssimas pinturas nas paredes das cavernas.
d) O homem começou, de forma ainda rudimentar, a trabalhar com metais, como o
ferro e o ouro, deixando alguns belos ornamentos pessoais e iniciando a fabricação
de armas e instrumentos mais eficientes.
e) Os homens já cultivavam algumas plantas, como o trigo e a cevada, armazenando sua
pequena produção em recipientes muito simples, feitos de palha e madeira.

RESPOSTA: ALTERNATIVA C

Eixo Temático 03: Antiguidade Oriental: formação histórica e geográfica, cultural, religiosa e social.

Pergunta 04: Sobre os povos da Antigüidade Oriental, é correto afirmar:
a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos
hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de
irrigação.
b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o
monoteísmo judaico.
c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram
contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que
construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito,
produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.

RESPOSTA: ALTERNATIVA C

Eixo Temático 04: Antiguidade Clássica: Grécia e Roma - Dois Mundos, Duas Eras

Pergunta 05: A democracia grega serviu de inspiração política para o Estado democrático de Direito da maioria dos países ocidentalizados do mundo contemporâneo. Considerando o regime democrático, identifique as afirmativas corretas:

I. As decisões políticas na Grécia antiga, assim como na contemporaneidade, eram tomadas pelos representantes eleitos pelo povo.
II. A maioria da população grega da Antiguidade, ao contrário das democracias contemporâneas, era excluída da política.
III. As liberdades individuais e a igualdade perante a lei foram direitos gregos antigos preservados na contemporaneidade.
IV. As Assembleias Legislativas contemporâneas submetem, como na Antiguidade grega, suas decisões à vontade de um tirano.
V. A democracia direta grega, exercida em praça pública (ágora), é diferente da democracia representativa contemporânea.

RESPOSTA: II, III e V.

Pergunta 06: Leia, com atenção, o texto que se segue:
“– Guardas! Guardas! – grita Creonte, alucinado. – Levem depressa, e para bem longe daqui, este homem desgraçado que, querendo sobrepor -se aos deuses, matou noiva, filho, esposa e mãe. Ai de mim, tudo desmorona a meu redor. Um deus, sim, um deus desabou sobre mim com seu peso enorme e calcou aos pés a minha sorte. – Não se devem ofender os deuses. Os golpes impiedosos que eles infligem ensinam os homens arrogantes a chegar à velhice com sabedoria. Eis a primeira condição da felicidade – conclui o corifeu, secundado pelo coro dos velhos tebanos.”
(SÓFOCLES. Antígone. Tradução e adaptação de Cecília Casas. São Paulo: Scipione, 2004 , p. 38-39).

A passagem acima é extraída da peça Antígone, do poeta e dramaturgo grego Sófocles (496-405 a.C.). A tragédia clássica caracteriza-se pelas tentativas humanas de fugir do destino determinado pelos deuses. Na sociedade grega da Antigüidade,
a) os deuses eram divindades infalíveis e onipresentes e, por isso, detinham em suas
mãos os destinos da Humanidade.
b) Zeus era equivalente ao Deus dos cristãos, tendo apenas uma denominação distinta.
c) a religião estabelecia rígido controle moral, considerando como pecado o sexo e o
consumo de vinho.
d) os deuses eram imagens projetadas dos próprios homens, adquirindo, além da forma
humana, suas paixões, defeitos e vícios.
e) os deuses eram divindades abstratas, sem forma definida, possuindo apenas
características morais e espirituais.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D

Pergunta 07: Leia o texto abaixo:
Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado,
magistraturas e Assembléias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças
públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembléia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembléia centuriata, que elegia os
cônsules e votava as leis); clãs (assembléia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).

Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é
correto afirmar:
a) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas objetivava impedir a sua concentração em uma só pessoa.
b) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos.
c) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas entre os Cônsules e o Senado.
d) O poder dos Cônsules era limitado às questões militares, sem influência alguma sobre os negócios públicos.
e) O Exército, na República Romana, não tinha papel político ativo, exceto como defensor da participação do povo, devido à origem popular dos seus generais.

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

Pergunta 08: O mapa, a seguir, representa o Império Romano na transição entre os séculos IV e V d.C, portanto, já em sua fase de crise final.

No período ao qual o mapa se refere, o Império fragmentou-se em vários reinos, oriundos das invasões bárbaras. Sobre esse processo de crise e transição, identifique as afirmativas corretas:

I. A fase final do Império Romano foi marcada pela ruralização, que substituiu, gradualmente, o escravismo pelo colonato. Neste sistema, os camponeses que cultivavam
terras de grandes proprietários recebiam proteção e parte dos rendimentos.
II. Os “bárbaros” eram, em sua maioria, povos de línguas germânicas, que viviam nas fronteiras do Império. Muitas vezes, lutavam juntamente com os romanos como federados, condição essa que os obrigava a cederem soldados em troca de terras.
III. A causa imediata das invasões germânicas foi a pressão dos Hunos, um povo de cavaleiros e arqueiros que era aparentado aos mongóis. Os Hunos, que chegaram à Europa no século IV d.C, foram derrotados por uma aliança romano-germânica.
IV. A maior parte dos povos germânicos que realizaram as invasões já não vivia em sociedades “primitivas” no século V d.C. Eles já possuíam diferenças socioeconômicas e uma elite aristocrática, que aderiu a uma forma herética do cristianismo, o arianismo.
V. A principal invasão ao Império Romano foi feita pelos anglo-saxões, que saquearam
Roma (410 d.C). Os anglo-saxões, que construíram um reino independente no norte da África, caracterizavam-se pela presença de uma poderosa marinha de guerra.

RESPOSTA: I, II, III e IV.

Eixo Temático 05: Idade Média - Idade das Trevas?

Pergunta 09: O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava,
em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de
religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.
Sobre essas querelas, é correto afirmar:

a) O Monofisismo, uma corrente religiosa européia, concebia o caráter unicamente
humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).
b) A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais
(egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais
(gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.
c) O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica
Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do
poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.
d) O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que explodiram primeiramente no Império Bizantino.
e) O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos
germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos
arianos sobre asiáticos e semitas.

RESPOSTA: ALTERNATIVA C

Eixo Temático 06: O Mundo em Transição: Decadência do período medieval e início da modernidade.

Pergunta 10: Nos séculos XIV e XV, após um longo período de crescimento e expansão, a Ordem Feudal do Ocidente europeu vivenciou uma longa e profunda crise que culminou no advento dos ‘Tempos Modernos’.
Nesse sentido, NÃO constitui um acontecimento histórico relacionado à crise:
a) A Peste Negra
b) A Guerra dos Trinta Anos
c) As revoltas comunais
d) A Guerra dos Cem Anos
e) As Jacqueries

RESPOSTA: ALTERNATIVA B


Média dos candidatos que enviaram os gabaritos:

Jaqueline Costa Dantas - 605,96

Boa prova, feras! Vocês são nosso orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário