Notícias

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O QUE PODE CAIR NA PROVA DE GEOGRAFIA DO PSS II DA UFPB?

O Cursinho Revisão para o Vestibular 2011 aproveita este espaço para dar as últimas dicas aos nossos alunos e aos demais interessados acerca do conteúdo que poderá vir a ser trabalhado pela prova de Geografia do PSS II da UFPB.
Após cada tema, o aluno, matriculado ou não no Cursinho, terá a oportunidade de responder uma questão sobre ele. Após isso, o mesmo poderá enviar seu gabarito para o e-mail joagnyaugusto@hotmail.com e, no sábado pela manhã, sairá no nosso blog a sua pontuação de acordo com os critérios da Universidade. Não esqueça de colocar a matéria e a etapa das questões!
Divirta-se e revise!

PSS II

Disciplina: Geografia Geral e do Brasil

Eixo Temático 01: Relevo: Formação, Características e Agentes.

Pergunta 01: Segundo dados do Anuário Mineral (2001), apontados no gráfico abaixo, o Brasil produziu, em 2000, mais de um milhão de m³ de granito, tendo a Paraíba
contribuído com cerca de 52%. O valor da produção nacional alcançou mais de cem milhões de dólares e o da Paraíba correspondeu a 48%.



Essa situação só foi possível graças às condições mineralógicas proporcionadas pela geologia paraibana. Sobre a constituição geológica da Paraíba, é correto afirmar:
a) As rochas cristalinas, como o granito e o mármore, por sua beleza e durabilidade, respondem pela pauta de exportação mineral, apesar do subsolo da Paraíba ser constituído, majoritariamente, de rochas sedimentares.
b) A produção mineral de rochas ornamentais é uma forte característica do litoral sul do estado da Paraíba, sendo processado no entorno de João Pessoa, constituindo-se em importante produto exportado pelo Porto de Cabedelo.
c) A produção mineral paraibana é oriunda das rochas sedimentares dominantes não só em todo o sertão da Paraíba, mas também no Rio Grande do Norte e Pernambuco, na chamada Província Geotectônica da Borborema.
d) A exploração mineral, apesar de importante para a economia regional, deixa grandes passivos ambientais e muitos rejeitos, que, em sua maioria, acabam poluindo as praias da Paraíba, inclusive tirando a transparência das águas litorâneas.
e) A extração de granito na Paraíba ocorre no semi-árido, principalmente em uma de suas áreas mais carentes, do ponto de vista sócioeconômico, compreendendo os municípios de Santa Luzia, Serra Branca, Casserengue, Picuí, Cabaceiras e Taperoá.

RESPOSTA: ALTERNATIVA E

Pergunta 02: Em uma paisagem, ocorre a entrada e a saída de energia e atuam agentes internos e externos que promovem constantes transformações no sistema. Os seres humanos, nessa perspectiva, são considerados agentes antrópicos. Avaliando as paisagens urbanas, com base no exposto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Os agentes internos, a exemplo do tectonismo, são os maiores responsáveis pelas mudanças no uso do solo em um sistema urbano.
b) As atividades antrópicas são predominantes em um sistema urbano, visto que os seres humanos consomem apenas parte da energia solar.
c) As atividades antrópicas, na paisagem urbana, atuam diretamente na sua transformação, através das necessidades de trabalho e habitação.
d) A energia solar total que entra no sistema é transformada em poluição na paisagem urbana, através das ações antrópicas.
e) Os agentes erosivos não atuam no relevo urbano, visto que o solo é ocupado por construções humanas.

RESPOSTA: ALTERNATIVA C

Eixo Temático 02: Quadro Político e Sócio-Econômico do Mundo Atual: Problemas Ambientais, Nova ordem Econômica e Divisão Política.

Pergunta 03: A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico. Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é
a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.
d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

RESPOSTA: ALTERNATIVA C

Pergunta 04: Em muitos países subdesenvolvidos, a exemplo do Brasil, o crescimento econômico e a consequente migração campo cidade, aliados ao crescimento vegetativo acelerado da população, foram responsáveis pelo rápido aumento no tamanho de algumas cidades. Considerando o exposto sobre a organização espacial urbana de um país subdesenvolvido, identifique as afirmativas corretas:
I. Na rede urbana, predominam poucas cidades grandes e muitas cidades pequenas.
II. Nas cidades grandes, podem coexistir edificações luxuosas, rodeadas de favelas.
III. Nas grandes cidades, predominam mercados formais, corporações nacionais e planejamento estatal.
IV. Nas grandes cidades, prevalece a infraestrutura urbana para a maioria da população.
V. Nas cidades, cresce a violência e a criminalidade, devido, em parte, à exclusão socioeconômica e espacial.

RESPOSTA: I, II e V

Pergunta 05: O MERCOSUL e outros blocos econômicocomerciais, como o PACTO ANDINO, o
MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA
(Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns
países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional. Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:
a) A atual parceria entre o MERCOSUL e a União Européia representa um significativo
contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.
b) A aproximação entre o MERCOSUL e a União Européia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.
c) Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Européia aos seus agricultores, aumentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do MERCOSUL.
d) O Produto Nacional Bruto (PNB) do MERCOSUL, entre 1999 e 2001, sofreu
considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.
e) As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um
incremento das relações comerciais entre o MERCOSUL, os EUA e a União Européia.

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

Eixo Temático 03: Comunicações, Transporte e Turismo: Evolução e Modificações.

Pergunta 06: O transporte hidroviário é mundialmente reconhecido como econômico quando comparado ao transporte rodoviário e aéreo. Considerando a importância econômica e a questão ambiental, é correto afirmar que a hidrovia Paraguai – Paraná possui
a) importância comercial, pois liga países do MERCOSUL. Sua ampliação tem sido criticada pelos ambientalistas, principalmente na área do pantanal matogrossense.
b) função social importante por transportar, principalmente, pessoas entre os países do MERCOSUL. Sua ampliação vem recebendo elogios dos ambientalistas, porque o transporte hidroviário produz menos gases causadores do efeito estufa.
c) importância secundária no transporte de carga, pois abrange apenas dois países do MERCOSUL, Brasil e Paraguai. Sua ampliação tem sido criticada pelos ambientalistas, principalmente no trecho do rio Paraná.
d) grande importância comercial por escoar para a Argentina parte da produção de trigo do Brasil. Vem recebendo críticas dos ambientalistas por interferir na vazão dos rios Paraguai e Paraná.
e) importante função social pelo crescente transporte de passageiros entre os países do MERCOSUL. Sua ampliação vem recebendo críticas dos ambientalistas por interferir na vazão das Cataratas do Iguaçu.

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

Eixo Temático 04: A Agropecuária: Do Neolítico à Terceira Revolução Industrial.

Pergunta 07: Um dos elementos da modernização no Brasil foi a integração da agricultura ao setor industrial, que acarretou profundas transformações na organização do espaço agrário do país. Sobre as características dessa modernização e os seus efeitos na organização espacial agrária, identifique as afirmativas corretas:
I. A mecanização intensiva e o emprego de insumos favoreceram o uso da terra para a monocultura, aumentando a concentração fundiária no país.
II. A política oficial de expansão do crédito gerou um aumento do número de lavouras temporárias no país.
III. O uso intensivo de mecanização, de fertilizantes e de defensivos agrícolas favoreceu a expansão de complexos agroindustriais no campo.
IV. A criação de uma política de subsídios agrícolas para as monoculturas de exportação induziu a extinção da pequena propriedade em todo o país.
V. O uso da terra para as monoculturas desestruturou a policultura alimentar e expulsou pequenos proprietários rurais em várias regiões do país.

RESPOSTA: I, III e V

Eixo Temático 05: A Indústria, o Comércio e as Transformações no Espaço.

Pergunta 08: Levando em consideração que o capitalismo que rege a sociedade dominante converte quantitativamente o tempo em valor reduzido a dinheiro, podemos afirmar que, na relação sociedade/natureza, a dinâmica da pesca artesanal implica tempos diferenciados em suas modalidades internas: o tempo não possui o mesmo valor
durante todo o ano (Baseado em DIEGUES, Antonio C. (org). A imagem das águas. São Paulo: HUCITEC, 2000).
O texto acima, relativo à pesca no litoral brasileiro, tem como preocupação central o
tempo natural gasto na atividade pesqueira artesanal em contraposição ao tempo do
relógio. Diante do exposto, é correto afirmar:
a) A lógica do capital não controla as relações produtivas, incluindo-se aí a atividade pesqueira artesanal e sua relação com a natureza.
b) O tempo nas atividades produtivas, nas relações sociedade/natureza capitalistas, não tem relevância para a pesca artesanal e industrial.
c) O tempo na atividade pesqueira industrial, nas relações sociedade/natureza, não esboça nenhuma preocupação com o tempo do relógio.
d) As relações espaço/tempo estão presentes na atividade pesqueira artesanal, expressas mais como tempo natural do que como o tempo do relógio.
e) O tempo, nas relações da sociedade com a natureza, não tem influência na
produtividade.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D

Eixo Temático 06: Brasil: Expansão Territorial, Organização Político-Administrativa, Formação Econômica, Regionalização e Integração Nacional.

Pergunta 09: Com a globalização, as informações acerca da diversidade regional em todo o mundo tornaram-se mais acessíveis às pessoas, através da televisão e da internet, estimulando o crescimento econômico da atividade turística mundial. No Brasil, pode-se citar o exemplo do estado da Paraíba, que apresenta diversidades paisagísticas ligadas à natureza, à história e à cultura, envolvendo, assim, diferentes modalidades de turismo. Os exemplos de diversidades paisagísticas no estado da Paraíba e suas respectivas modalidades turísticas estão corretamente relacionadas em:
a) O Parque Estadual Pedra da Boca em Araruna (ecoturismo) e a Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo (turismo histórico).
b) A Romaria ao Santuário Cruz da Menina em Patos (turismo religioso) e o maior São João do mundo em Campina Grande (turismo rural).
c) O Bloco das Muriçocas do Miramar em João Pessoa (turismo histórico) e o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha em Cabedelo (ecoturismo).
d) O artesanato de artefatos em comunidades indígenas na Baía da Traição (turismo cultural) e a Festa do Abacaxi em Sapé (turismo da terceira idade).
e) O Monumento Natural Estadual Vale dos Dinossauros em Sousa (turismo histórico) e a Área de Proteção Ambiental em Tambaba no Conde (turismo sustentável).

RESPOSTA: ALTERNATIVA A

Pergunta 10: Sobre o espaço colonial brasileiro, é correto afirmar que
a) foi ocupado, visando a integração econômica das diferentes e vastas regiões naturais, transformadas pela metrópole colonizadora em fazendas, currais e engenhos.
b) se limitava às fronteiras estabelecidas pelo tratado de Tordesilhas, que garantia aos portugueses e espanhóis as terras do Novo Mundo.
c) teve a sua população indígena substituída inicialmente pelas populações lusitanas e negras e, posteriormente, pelos imigrantes europeus.
d) possuía uma organização produtiva, voltada para o setor agrícola de exportação e
determinada pelas políticas protecionistas dos estados mercantilistas europeus.
e) possuía uma economia estruturada no comércio paulista, cuja força econômica integrava os espaços agropecuários e fortalecia as grandes cidades portuárias do país.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D

Pergunta 11: A cidade de João Pessoa, nos últimos dez anos, vem experimentando um rápido processo de verticalização e metropolização. Apesar disso, destaca-se como uma cidade preservada e que possui qualidade de vida. Para atrair turistas do
Brasil e do exterior, sobretudo no verão, o marketing turístico e o governamental têm utilizado elementos que estão relacionados à qualidade de vida na cidade. Dentre esses elementos, destacam-se os seguintes:
a) A beleza natural e paisagística das praias, a presença de muitas árvores nas ruas da cidade, que lhe concedeu o título de cidade mais verde do mundo, e a modernização das avenidas e dos edifícios, cada vez mais altos.
b) A falésia do Cabo Branco, que é o ponto extremo oriental das Américas, a Mata do
Buraquinho, maior reserva de Mata Atlântica do país e a Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade.
c) A beleza natural das praias urbanas, onde se pratica o naturismo, a presença do verde, com destaque para a Mata do Buraquinho e a Estação Ciência, Cultura e Artes no Parque do Extremo Oriental das Américas.
d) O Patrimônio Histórico no Centro da cidade, recentemente tombado em nível nacional, a beleza natural das praias urbanas e sua paisagem diferenciada, cuja orla não possui espigões, e a presença do verde, predominante na Mata do Buraquinho.
e) O Centro Histórico, com destaque para o Ponto de Cem Réis, o Plano Diretor da cidade, que preserva as praias e impede a construção de espigões na orla, e o Jardim Botânico, conhecido por Mata do Buraquinho.

RESPOSTA: ALTERNATIVA D

Estilo de envio do gabarito para o e-mail:

GABARITO REVISÃO

Provas do PSS II
Disciplina: Geografia
Nome:

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11

Obs: A pontuação será divulgada no blog no próximo sábado, juntamente com o gabarito oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário